quinta-feira, 14 de abril de 2011

Exames pré-nupciais


Bom, é importante a gente fazer todos os exames padrões, e aproveitar para fazer um chek-up geral.
O Fernando nunca fez um chek-up.


Os principais exames pré-nupciais são:
Para o homem:
Hepatite B e C Tipo de sangue Espermograma completo Vdrl (sífiles) HIV 1 e 2
Para a mulher:
Rubéola HIV 1 e 2 Vdrl (sífiles) Tipagem de sangue Hepatite B e C

O casamento inaugura uma nova fase de intimidade para o casal, tenham vocês  uma vida sexual ativa ou estejam se preparando para dar os primeiros passos.
Tendo em vista a saúde do casal e seus planos em relação a filhos, existe uma série de exames médicos que recomenda-se que os dois façam antes de se casar. É uma coisa meio chata, mas muito importante.
Entrevistei a drª. Silvana Chedid, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana para listar os principais exames pré-nupciais e explicar porque eles são importantes para o casal.
  • Quais são os exames pré-nupciais indicados para noivas e noivos?
Para mulher, a avaliação pré-nupcial envolve a consulta com seu ginecologista, que fará uma avaliação através da história clínica da paciente de prováveis fatores de risco para uma gestação, orientação sobre métodos anticoncepcionais e sobre relacionamento sexual.
O controle ginecológico através do exame de Papanicolau deverá ser realizado nas pacientes que não são virgens, além de uma ultrasonografia transvaginal. Para as virgens pode ser realizada a ultrasonografia pélvica por via abdominal.
A mulher deverá também fazer coleta de exames de sangue para avaliar doençaas infecciosas (hepatites B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus), além de tipagem sanguínea (ABO + Rh), glicemia de jejum para detecção de Diabetes, hemograma para ver anemia e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação.
No caso do homem, os exames de sangue são os mesmos da mulher acrescidos de um espermograma que é o exame através do qual podemos saber se o homem e fértil ou não.
  • Por que fazer estes exames é importante?
Essa avaliação é fundamental para tratar precocemente problemas que poderiam comprometer o relacionamento conjugal do casal e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.
  • A doutora recomenda testes de fertilidade antes do casamento?
Os testes de fertilidade devem ser realizados em mulheres com mais de 35 anos, pois sabemos que o avançar da idade diminui a fertilidade da mulher. Devem também ser realizados naquelas que tenham antecedentes que sabidamente podem levar a infertilidade como – por exemplo – endometriose, doença inflamatória pélvica e problemas de ovulação.

Já marquei um clínico, cardiologista e dermatologista para ele, e hoje eu fui no COAS fazer os exames básicos.

Você sabe onde fica o COAS e para que serve?

 Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA)
O Centro de Orientação e Apoio Sorológico é uma unidade de referência com equipe multiprofissional e com a missão de contribuir para a redução do risco de contrair a infecção pelo HIV e outras DST, facilitando o acesso da população ao diagnóstico do HIV e sífilis, e estimulando a adoção de práticas seguras através do Aconselhamento Pré e Pós Sorologia, o qual é adotado como a principal estratégia educativa.
Outro objetivo do Coas/CTA é ser uma referência para capacitação de instituições e profissionais de saúde para o aconselhamento como estratégia educativa voltada para a prevenção da infecção pelo HIV e DST.
Aconselhamento
Aconselhamento pode ser definido como um processo de escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, visando ao resgate dos recursos internos do usuário do Sistema Único de Saúde para que ele mesmo tenha possibilidade de reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação.
O processo de aconselhamento contém três componentes: Apoio emocional; Educativo e a Avaliação de riscos. Entre os objetivos está a redução do nível de estresse, a reflexão que possibilite a percepção dos próprios riscos e adoção de práticas mais seguras; a adesão ao tratamento; e a comunicação e tratamento de parceria sexual e de drogas injetáveis.
O aconselhamento contribui, potencialmente, para a quebra na cadeia de transmissão da aids e de outras DST, uma vez que promove uma reflexão no âmbito do indivíduo, conscientizando-o, mas sobretudo favorecendo a autonomia do cuidado e na tomada de decisões e atitudes.
Palestra Coas/CTA
É o Aconselhamento coletivo. A palestra é feita por um aconselhador, que pode ser um médico, psicólogo, enfermeiro etc. Tem duração de aproximadamente uma hora e nele é oferecido ao usuário do SUS o apoio emocional, apoio educativo (com amplas informações sobre DST / aids, principais formas de transmissão do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, também sobre prevenção e tratamento).
Em geral, os objetivos do Aconselhamento são a redução do nível do estresse, reflexão que possibilite a percepção dos próprios riscos e adoção de práticas seguras. Adesão ao tratamento, comunicação e tratamento de parceiros sexuais ou usuários de drogas injetáveis. Após a palestra, o cliente decide se quer ou não realizar a coleta do exame de HIV e sífilis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente.