segunda-feira, 23 de março de 2015

Bairro da Liberdade - São Paulo

China Town Brasileiro

     Quem nunca foi no bairro da Liberdade em São Paulo, não tem noção do que realmente é. Simplesmente é um mundo dentro de outro mundo. Um país dentro de outro país. Localizado na região central de São Paulo, o acesso, mesmo para quem mora fora e não sabe andar bem pela cidade é muito fácil. O bairro está localizado no subdistrito da Sé. E de metrô basta descer no metrô Liberdade. Para quem vem de fora, assim como eu eu sempre faço o mesmo trajeto. Entro em São Paulo, vindo da direção do Vale do Paraíba, ou pela Dutra ou pela Ayrton Sena. E ao cair na Marginal Tietê já me mantenho na pista da direita. logo após o Center Norte, Ericsson e rodoviária do Tietê (não tem como não ver), eu já fico preparada para pegar a alça de acesso ao viaduto das Bandeiras - tem umas bandeiras nas torres dos dois lados do Rio Tietê, por isso o nome.

     Esta saída é meu caminho favorito para vários lugares centrais em São Paulo, e sugiro para todos utilizar sempre esta caminho. Aeroporto, Parque do Ibirapuera, Av. Paulista, 25 de Março, Rua das Noivas... por ali que eu chego em todos estes lugares. O caminho não é complicado, mas cuidado. Este é o famoso corredor Norte-Sul, e o trânsito é complicado praticamente todos os dias e todos os horários, inclusive aos domingos. 

     Saindo do Viaduto das Bandeiras você estará na Av. Santos Dumont, que mais pra frente (após passar por baixo do Viaduto do Chá) vira Av. 9 de Julho (para a direita) e Av. 23 de Maio (para a esquerda). Bom, seguindo pela Av. 23 de Maio basta seguir as placas, logo quando ver placas como Sé, Av. Paulista e Liberdade, ja fique atento. O bairro da Liberdade fica para o lado esquerdo de quem está descendo a Av. 23 de Maio, por tanto, atravesse por cima do viaduto e  você já estará lá.

     Aos domingos praticamente tudo abre lá. Tem as feirinhas, tem a grande feira na praça, vários restaurantes  e o Jardim Japonês. Entre no Shopping Sogo, e desça a Rua Galvão Bueno até o final (lá tem mais feirinhas e bons restaurantes.

     Na parte baixa, nas ruas paralelas você encontra muitas coisas japonesas e com menos cara de turista. Então se você tiver tempo a sugestão é passear nos arredores. Na parte alta você vai encontrar preços um pouco mais salgados.

     Aos domingos não há necessidade de colocar parquímetro, não tem muitos estacionamentos na região, e os que tem costumam ter preços caríssimos.
     De elásticos para cabelo até roupas e i-phones você encontra de tudo. Mas o bom mesmo é se acabar com a gastronomia oriental.

     O bairro teve início por volta de 1910 - com cerca de 300 japoneses que se mudaram para lá pois muitos prédios tinham porão, e o custo do aluguel de um  porão para um grupo morar era muito barato.  Por volta de 1930 já se contavam cerca de 2000 japoneses. Hoje o bairro é povoado não somente por japoneses, mas também por chineses e coreanos. Saiba mais sobre a história do bairro clicando aqui.

     Não é fácil encontrar pessoas que falam português pelas ruas e, quando se encontra, ou são turistas ou falam muito mau.

     Todo ano comemoram o Ano Novo Chines na Av. Galvão Bueno, com apresentações de danças típicas e muito mais comidas.

     Este é um passeio que dura um dia todo, lembre que cada lojinha pode tomar muito tempo de seu passeio, tudo é muito cheio de gente e cheio de detalhes. Cada mercadinho que você entrar vai encontrar deliciosos doces e comidas típicas. Mas se você tem um paladar exigente (que forma bonita de falar que é fresco), minha sugestão é que não saia comendo qualquer coisa desconhecida. Os sabores são marcantes e nem sempre agradáveis quando estamos acostumados com a culinária brasileira. Muitas comidas são feitas com camarão, então fique atento se você tem algum tipo de alergia a frutos do mar.






isso é uma batata frita em espiral
     Chan Chan -este é meu restaurante de eleição quando eu quero comer bastante, barato e gostoso e não estou querendo arriscar lugar novo, ou porque já estamos com fome e não queremos ficar olhando com calma as coisas ou porque estamos com pressa. Fica nas descida da Av. Galvão Bueno, depois do Hotel Nikkey.

     As donas do restaurante falam português muito mau, e nunca sabemos se eleas estão fazendo uma pergunta ou somente falando ee repetindo o que você falou? Elas ainda não aprenderam o significado de dar entonação à fala. Pelo menos mudaram o cardápio recentemente. Antes tinha uma pequena parte em português e o resto em chinês. As vezes eu apontava para a mesa do lado para perguntar o que era, e a resposta era sempre a mesma: "comida de chinês" kkkkk

     Agora que está tudo traduzido tem uns erros básicos, olha esta Ostra AMIRANESA. Nem dá pra segurar a risada.




     A praça na parte superior é onde tem a feirinha de domingo. Descendo a rua com os números 1, 2 e 3 é onde você encontrará a maior parte do comércio para turista. Descendo mais além do número 7 (do outro lado da rua) você encontrará um mercado grande (meu favorito) e mais abaixo o meu restaurante favorito. Na rua paralela a direita no mapa existem várias lojinhas mais típicas e mais para a população japonesa, chinesa e coreana mesmo. Tem um bar karaokê muito bom chamado Tekila´s.









sexta-feira, 13 de março de 2015

Temperato Massas caseiras

     Atendendo a pedidos vou escrever sobre o meu lugar favorito no centro da cidade para almoçar. 

     Eu evito ao máximo ir ao centro da cidade. Pois eu sempre associo o centro ao local com maior concentração de gente transitando de um lado para o outro, apesar de ser, também, o local onde você encontra praticamente TUDO, principalmente as coisas mais baratinhas. Então geralmente eu acumulo várias coisas para comprar/fazer no centro e tento fazer tudo em uma única viagem. Procuro sempre deixar o carro nos mesmo estacionamentos que eu já conheço e ando de um lado para o outro até finalizar minha agenda.

     Mas sabe aquele dia que você vai ao centro da cidade com um pouco mais de calma? Isso raramente acontece comigo... Bom, mas de qualquer forma, você se programa para fazer uma refeição melhor, em um lugar mais tranquilo, e na maioria das vezes não tem menor ideia onde comer. Esta é a minha sugestão: Temperato.

     O restaurante foi inaugurado em Janeiro de 2012 no Shopping Faro - R. Sebastião Humel, n°268 - no ultimo andar, onde ficam outras opções na praça de alimentação. O restaurante é da família Trevisan e a história é mais ou menos essa.

    Ângela, uma das sócias, sempre teve o sonho de abrir um restaurante. A família tinha uma receita tradicional de massas caseiras italianas e por isso a ideia do restaurante italiano. Quando surgiu a oportunidade, as irmãs Ângela e Aparecida, se juntaram ao sobrinho (filho da D. Rosa, terceira irmã) e inauguraram o restaurante italiano com moldes fast-food.

     Seguindo cuidadosamente a receita tradicional de família com ingredientes secretos, eles desenvolveram combinações perfeitas para uma refeição deliciosa. Seguindo os moldes de outra rede fast-food de comida italiana, neste restaurante você faz opção de uma massa, molho e ingredientes para acrescentar. O pedido padrão lhe dá a possibilidade de escolher até 8 ingredientes - dentre os mais de 20 ingredientes disponíveis. Mas é possível escolher também meia massa com metade dos ingredientes. O restaurante oferece opções de salada, prato light e combinado com filé de frango.

     Recentemente, dia 3 de março, inauguraram outra unidade no Shopping Vale Sul na área nova da expansão. Ainda não fui lá. Mas o atendente antigo que ficava no Centro está por lá e vou certamente dar um pulo no novo Temperato assim que for ao Vale Sul. Sempre fui muito bem atendida por ele e por D. Rosa, mãe do Rafael que ajuda na cozinha e na gerência do restaurante. O Sogro do Rafael também auxilia no restaurante, geralmente fica no caixa, e é sempre extremamente simpático.

     Tudo lá é feito com muito esmero. A massa caseira tem pouco sal, o que agrada muito meu paladar. O molho é feito com o máximo de ingredientes naturais possível, e também feito com pouco sal. "Sal é algo que sempre podemos colocar na comida depois de pronto, nunca tirar, então fazemos com menos e quem quiser que complete a gosto." - diz D. Rosa todas as vezes que eu elogio o restaurante. Do queijo ralado às torradinhas, tudo é feito com carinho. Eles compram as torradinhas de uma padaria tradicional da cidade e o queijo eles mesmos que ralam, para não usar esses prontos que geralmente ficam secos e duros.

     O estacionamento do próprio shopping já é um local estratégico se você precisa fazer suas compras para o lado do centro antigo (próximo ao Mercado Municipal). Portanto, da próxima vez que você for ao centro e quiser comer bem, procure o Temperato.

     Ainda é possível comprar a massa por kilo (separada em pacotinhos de 200g) para levar para casa. Fica muito bom. A masssa pode até ser congelada. A família Trevisan ainda oferece a possibilidade de levar o restaurante até você. Como? vcoê pode contratá-los como um buffet para sua festa. basta se informar pelo telefone (12)2913-2906.

     Não deixe de provar o fusili integral, que é meu favorito. geralmente peço o prato light, 1/2 massa e 1/2 salada. A Vanessa só pede o Gnocchi com molho branco. faça sua opção e nos conte a sua combinação favorita.



     Muito obrigada, D. Rosa por me contar a história do restaurante e sempre atender a mim e a minha filha com tanto carinho.


segunda-feira, 9 de março de 2015

The Burger

     Depois de uma amiga falar várias vezes desta Hamburgueria nova que abriu em São José dos Campos, e eu descobrir que fica a menos de 500 m da minha casa, resolvi ir ver o lugar com meus próprios olhos. Pelo que a minha amiga falou realmente o lanche de lá era algo que vale a pena e por isso resolvemos conferir com os próprios olhos para poder dar a nossa opinião.

`Muito bom!`

Opinião de Marcelo Dadá 
Diretor Social do Clube Santa Rita

     O The Burger fica na Av. Benidito Bento, n° 718 - Jd. Morumbi (realmente muito próximo da minha casa). E tentamos ir lá algumas vezes sem sucesso. A primeira vez que passamos por lá estava fechado, e até hoje não sei o motivo, nem lembro a data, mas com certeza era um final de semana. Depois tentamos ir lá todas as noites durante o carnaval. Estava fechado - descobri depois que eles foram fazer um evento no Clube Santa Rita. E sexta-feira passada também estava fechado, pois eles estava trocando a coifa da chapa.      Não foi fácil, mas sábado encontramos o local aberto. a Chuva de sexta-feira foi um verdadeiro dilúvio, mas sábado choveu bastante também e resolvemos ir de carro e criamos coragem quase as 21h. Chegamos lá e olhamos o cardápio e fomos rápidos para escolher. Enquanto o Fernando foi logo na opção com maior tamanho eu fui no que tinha mais cheddar. kkkk
     Este é o cardápio. Diferentemente de alguns lugares de lanche que existem infinitas combinações, este cardápio tem poucas opções mas atende tranquilamente os paladares mais diferenciados.

 


 


     As 21:10 pedimos o nosso lanche e eu fui me apresentar para o Fred, que estava no caixa. 
     Ele contou que faz 4,5 meses que inauguraram. Ele é o dono da chapa, e já faz mais de uma ano que ele e o amigo Diego estavam conversando sobre montar um lugar de lanche diferenciado. Existe um outro lugar com lanche muito gostoso em São José dos Campos que eles usaram de inspiração. Mas este outro lugar utiliza hamburguer industrializado. Foi apenas quando eles conheceram o Abílio (hoje o terceiro sócio), que conhecia a receita secreta do hamburguer caseiro, que eles se juntaram para abrir o The Burger. Foi mais ou menos assim que tudo começou. 
     Não pude conversar mais pois o movimento estava intenso e eu não podia ficar ali atrapalhando os pedidos.


     Bom, O chuva não parou e descobrimos que o local tem inúmeras goteiras. Este foi um ponto a se pensar na próxima visita - não ir na chuva. Foi então que vimos uma galera levantar impaciente, questionar sobre os lanches e começamos a ficar apreensivos. 5 grupos chegaram a sentar e não ficaram porque o lanche iria demorar. Ficamos otimistas quanto ao tempo do nosso lanche e a conversa variou entre todos assuntos possíveis, mas voltava sempre no vento (o local que estávamos sentados é semi-aberto), chuva e as goteiras e a demora.     Nosso lanche enfim chegou as 22:35 - não sei quanto a vocês, mas não existe hamburguer no mundo que vale essa demora.      Realmente, o lanche é especial, a carne suculenta e os temperos muito bons. Mesmo o meu lanche que era bem menor que o do Fernando, ainda foi um exagero, n]ao aguentei comer todo.      O lanche vem acompanhado de fritas, e o nosso veio sem, e a garçonete disse que já ia trazer... quando acabamos o lanche e ela passou por nossa mesa novamente, questionei sobre as fritas. Ela tinha esquecido.  
     Quando, enfim, ela trouxe, já levantamos e levamos as fritas para casa.     Então, a nossa Dica de Ouro fica para que se você realmente tem bastante apetite, e gosta de hamburguer - telefone antes, faça seu pedido e vá depois de 1 hora buscar seu lanche.     Para os amantes de queijo, este lugar é um paraíso. Sobre o hamburguer do meu lanche feio uma farta fatia de mussarela grelhada dos dois lados. A fatia tinha mais de 0,5cm de espessura. olhem a foto.


     E o cheddar de lá vem tostadinho...     Acompanhem o The Burguer pelo Facebook aqui. 
 

Nossos lanches.




Quem leu este post deve ler também:

quinta-feira, 5 de março de 2015

Sayuri Restaurante Japonês



     Semana passada fomos ao restaurante Sayuri. Mais uma de nossas aventuras do Groupon. Eu e a Vanessa já jantamos lá duas vezes anteriormente, sem ser do Groupon, fomos lá uma noite de segunda-feira e outra de quarta-feira, ambas as vezes para comer rodízio. O restaurante estava super vazio (da primeira vez só tinha a gente, da outra mais duas mesas). Fomos super bem atendidos, e como sempre comemos até passar da conta. Quando chegamos reconheci o Cirilo e sua esposa Aline, que trabalham com comida japonesa faz 15 anos, e uns 12 anos atrás eles trabalhavam em um outro restaurante de São José dos Campos (fechou) que era muito bom. Eles compraram este restaurante tem cerca de 1,5 anos, ainda mantiveram as características do restaurante antigo e com poucos meses já mudaram o nome e cardápio e agora estão trabalhando a todo vapor com um restaurante que é a cara deles.

     Desta vez fomos acompanhados de amigos, que decidiram conferir por si só as aventuras que descrevemos no blog e compartilhar um pouco das nossas opiniões.

     Então esta foi uma aventura minha com a Vanessa, minha filha, e o casal Letícia e João com as filhas Sofia e Giovana. Compramos 2 cupons do Grupon (um para cada família). Para comermos um combinado de sushi. Esta era a propaganda no Groupon do restaurante - nossos cupons eram da segunda opção:

Escolha entre 2 opções

  • R$ 17,90 por combinado japonês com  24 peças para 1 pessoa – preço original R$ 34,45
  • R$ 32,90 por combinado japonês com 52 peças para 2 pessoas – preço original R$ 68,90 O combinado para 1 pessoa traz 6 sashimis variados, 2 uramakis variados, 2 niguiris variados, 2 jow de salmão, 4 hossomakis variados, 6 hot holls de salmão e 2 califórnia. Já para 2 pessoas são 12 sashimis variados, 12 hot holls  de salmão, 4 niguiris variados, 4 jow de salmão, 6 hossomakis variados, 6 uramakis skin e 8 califórnia. 

Sayuri Restaurante Japonês

O bairro da Florada de São José reserva espaço para o Sayuri Restaurante Japonês. Com cardápio recheado de opções da culinária oriental, os ovacionados sushi e sashimi dividem a atenção e chegam ás mesas em sistema à la carte ou combinado. A casa também trabalha com pratos quentes e outras opções.

     Para minha surpresa, quando telefonei lá, na terça-feira, para agendar o horário para sexta-feira a noite (27/2/2015), o atendente me ofereceu somente os horários das 19 e 21h, disse que os outros já estavam preenchidos. fiquei surpresa, pois os últimos Groupons que tenho comprado sempre tem muita disponibilidade de horários. Marcamos os das 21h. Chegamos pontualmente, e para nossa surpresa o restaurante estava lotado, sem nenhuma mesa vaga. Quem nos atendeu disse que já iria providenciar uma mesa. Vanessa e eu encostamos no balcão, pedimos uma bebida com calma, afinal nossos amigos chegariam um pouco atrasados mesmo. Bom, quando eles chegaram ainda estávamos no balcão, e para adiantar a serviço pedimos uma porção de batata fritas para as crianças, pois como já era tarde logo elas dormiriam e a gente queria agilizar.

     Conseguimos as mesas, pedimos a bebida e aguardamos mais um bom tempo. Nossa opinião: o atendimento é muito bom, todos muito simpáticos e atenciosos, mas eles estavam um pouco perdidos com a quantidade de clientes e tudo estava demorando DEMAIS. O restaurante mandou uma porção de Shimeji de cortesia para a nossa mesa. Foi o que nos entreteve durante a longa espera. E não posso deixar de dizer que o Shimeji estava delicioso. Eu sou super chata com Shimeji, detesto amanteigado ou temperado demais, sou muito crítica neste assunto, mas este estava no ponto certo. Até a textura estava característica de cogumelos bem frescos. Ficamos surpresos e agradecemos a cortesia.

     Mas de volta ao que fomos fazer lá... comer o combinado. que chegou na nossa mesa por volta das 22:20. Infelizemente as fotos que estavam no celular da Vanessa foram deletadas pois o celular dela foi formatado. Nós ficamos satisfeito com o combinado, mas temos algumas ressalvas particulares. Vieram 6 hossomakis de Skin (que a gente não gosta), e 1 niguiri de Skin, vieram também 6 hossomakis Califórnia (que a gente também não gosta). Comemos tudo, não é que a gente não gosta e não come, somente que se tiver opção a gente deixa esses de lado. E enquanto esperávamos no balcão, vimos uns sushis de folhas de harumaki, pareciam apetitosos. estavam indo para uma outra mesa com Groupon. Foi dito que a gente também ia comer desses, mas no nosso combinado não vieram. Então acho que os combinados são meio aleatórios, eles vão fazendo e o que tiver na mão vai sendo servido. Não posso reclamar, pois na propaganda diz 52 peças, e não fala quais. Estava tudo muito bom de qualquer forma. 

     Não sei se na próxima vez que eu for lá vou pedir o combinado ou o rodízio, nem cheguei a ver o valor normal do combinado (para ver se não era uma daquelas jogadas de Groupon). Mas se eu voltar já sei que se eu chegar e o restaurante estiver cheio nem fico.

     O restaurante não tem site, mas tem uma página no Facebook do Sayuri. o Telefone de lá é 12-3027-2051. Acho que vale a pena ligar lá e fazer uma reserva se você for com um grupo grande, pois o local é pequeno e comporta poucas mesas. O endereço de lá é R. Paulo da Silva Santo, n° 12 - Floradas de São José, aqui em São José dos Campos.


Obrigada Cirilo por nos atender tão bem eu seu  
                             restaurante.

     Seguem as fotos que recebi do João, pois as no nosso celular já eram...




Esse foi nosso Prato Cortesia de Shimeji. Estava muito bom




terça-feira, 3 de março de 2015

Documentos para Viajar

     Antes de começar a planejar a sua viagem você tem que ter seus documentos em dia!


     Os documentos OFICIAIS de identificação de um Brasileiro são o RG e o Passaporte. Sabemos que dentro do território Brasileiro a Carteira Profissional, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação valem como identificação, mas para uma viagem para o exterior a coisa muda. Para viagens pela América Latina o seu RG já é suficiente como documento de identificação, não é necessário ter o passaporte em mãos (mas também não é proibido). Eu sei que muita gente questiona sobre a CNH, e que já foram para a Argentina (cruzando a fronteira de carro) com apenas sua carteira de motorista. Pura sorte e `Jeitinho - Malandro´ Brasileiro que nossos vizinhos de fronteira já estão aprendendo. Portanto, não vale a pena arriscar. E se a viagem é de avião, ai você pode ter certeza que vão pedir um documento OFICIAL de identificação, no caso o RG, ou mesmo o Passaporte. 

     Bom, sei que depois que a gente tira nosso primeiro RG, com aquela cara de criança mau humorada, a gente quer guardar o documento na gaveta e esperar para que nunca mais ninguém encontre. A gente fica com aquele documento amarelado, com as bordas descascando e nunca mais lembra de fazer um novo. Para surpresa de alguns, o RG tem validade - como qualquer outro documento. A validade é de 10 anos para adultos (para criança é menos pois a mudança das características físicas é mais rápida). Mas se o RG descascar as bordas ele perde a validade. E para mulheres que mudam o estado matrimonial também. SIM! somente para as mulheres, homens podem continuar com ele até a data normal de prazo de validade.

     Abra aquela gaveta agora, verifique se seu RG está em dia e procure fazer um novo. Lembre que se você mudou de Estado também tem que tirar novo RG com número novo dentro do ESTADO onde você mora. Hoje, o serviço de tirar o RG pode ser feito pelo Poupa Tempo, com horário agendado. Se é a primeira via o RG fica pronto em cerca de 6 dias úteis, mas se for a primeira via (mudança de estado por exemplo) leva cerca de 21 dias úteis. Você vai precisar de seus documentos(clique aqui para ver a lista de documentos) e fotos 3 X 4, não tire foto perto do Posto de atendimento do Poupa Tempo, geralmente custam caro e são de máquina instantânea e ficam horríveis. Leia este post sobre Foto 3 X 4 para saber como ter uma foto bonita em seu documento.

     Para os que me conhecem pessoalmente sabem que eu perdi uma viagem para a Argentina cerca de 3 anos atrás porque o Fernando deixou para tirar a segunda via do RG em cima da hora, e quando soubemos que por ele ter o primeiro RG do Espírito Santo ele não estaria tirando uma segunda via e sim, a primeira via do estado de SP,


e que este processo era mais demorado, desistimos da viagem e acabamos indo para o Nordeste mesmo (ele com a CNH).

     Mas vamos falar um pouco do Passaporte. Este documento, parece mais complicado de conseguir, mas o processo é simples, basta seguir os passos indicados no próprio site da Polícia Federal.

Siga os seguintes passos para retirar seu
                                  Passaporte

      Vamos desmembrar passo a passo.
Passo 1 - Existem diferenças se você é menor de 18 anos, e exigências diferentes para quem também é menor de 12 anos. Quando começamos a ler os documentos necessários lemos o 1.0 - Documentos pessoais e esquecemos de ler o resto. Ai a gente cai lá em cima no problema da CNH x RG de novo. Mas atenção!!!! 1.6 - diz que precisa constar no documento de identificação local de nascimento, e a CNH não tem. Ontem vi pessoas perdendo o horário agendado porque só tinha levado a CNH, lá diz que para fins de conferência, melhor levar mais de um documento. 2.0 - Diz que precisa levar o Título de Eleitor e comprovante de quitação das obrigações eleitorais na última eleição (lembre, que dos dois turnos da última eleição) - se você, assim como eu tem dificuldades para guardar aquele papelzinho minúsculo que te dão, não se preocupe. você pode ir até o cartório eleitoral mais próximo e tirar esse comprovante  (Gratuitamente!) ou pelo site, entre em Serviços - Eleitor - Certidões - Quitação Eleitoral. Se você não votou e nem justificou tem uma multa (só para dar trabalho) de R$3,55.

Passo 2 - Preencher o formulário, essa é a parte chata, mas não é difícil, basta preencher os campos com seus dados, clicar no final da página e seguir para a próxima até a quinta página. (cada página tem cerca de 2 itens para preencher). Se chegar na ultima página e você tentar enviar (com código que tem que digitar para confirmação) e não for, verifique em uma das páginas anteriores, você cometeu algum erro ou esquecer de preencher algo. Ai vem a facada, depois de enviar tudo isso, você será direcionado para a página da GRU - em outras palavras: boleto. No valor de R$156,07 + taxa do boleto. Se este não é seu primeiro passaporte leve o antigo com você ou terá uma pequena multa de R$300,00. Aqui Vai gerar um protocolo (tudo na mesma página) e é só imprimir e guardar com cuidado.

Passo 3 - Depois de 48 horas que você pagar a GRU vai aparecer no site da Polícia Federal que estará liberado para o agendamento. Por incrível que pareça, em Campinas só tinha vaga para daqui 119 dias, e somente em um dos 3 postos de atendimento (dentro do aeroporto), pesquisei várias cidades e a mais próxima era daqui 55 dias. Quando a ideia brilhante de olhar na minha própria cidade surgiu. Em São José dos Campos, é possível marcar para hoje mesmo. Tá cheio de vagas. Só compareça no posto de atendimento sem horário agendado caso seu passaporte seja de emergência - e para isso leve sua carta de comprovação de emergência e Passagem. Sem a passagem eles entendem que não há viagem agendada e portanto não há emergência - vi várias pessoas surtando ontem no Posto de Atendimento, porque não tinham a passagem porque ainda não tinham certeza se o passaporte ia ficar pronto, ai o delegado não liberava, e a pessoa tinha que fazer o processo normal.

Passo 4 - Esse é fácil. Basta comparecer no horário certo. Eles agendam grupos a cada 10 minutos. você entra numa fila, eles conferem seus documentos e horário e te dão uma senha numérica para o seu horário. Nos atenderam com 15 minutos de atraso em relação ao nosso horário marcado. Nem considero isso um atraso. Lembre que irão tirar sua foto lá, então um cabelo arrumado e uma maquiagem leve pode ser o diferencial para você ter orgulha da sua foto depois.

Passo 5 - Pode pular. Tudo é tão rápido que não vale a pena ficar perdendo tempo acompanhando o processo.

Passo 6 - Seu passaporte fica pronto em 6 dias úteis (a atendente me garantiu que sempre chega um dia antes). O próprio dono do celular tem que comparecer no posto para a retirada. Ele fica disponível por até 90 dias.

     Pronto! Com passaporte em mão você pode seguir para o segundo passo do processo de planejar a sua viagem para o exterior - VISTO! Mas este é um assunto para um outro post. Recomendo que nunca paguem passagem ou hotel sem antes estar com o VISTO nas mãos. Seguindo os passos lógicos do planejamento da sua viagem você evita surpresas e tudo da certo no final.
Fernando com todos documentos conferidos aguardando ser chamado
Guarde este papel junto com o boleto e comprovante de pagamento.

 
Posto de Atendimento em São José dos Campos fica na parte nova do Shopping Vale Sul

Tá ansioso? Acompanhe no site, menos de 24 horas e este é o status do passaporte do Fernando
Acompanhando o andamento, olhem data/horário.
     No dia seguinte ao dia que o Fernando Compareceu ao Posto de Atendimento para fazer biometria e entregar os documentos o Passaporte já estava sendo confeccionado, e hoje, no segundo dia após a nossa ida ao Posto de Atendimento o Passaporte já está pronto, e a caminho do Posto de Atendimento para a retirada. Com essa informação já é possível telefonar para o Poste de Atendimento e eles vão passar o número do passaporte e com esse dado já podemos dar entrada no VISTO. Então se você está com pressa pode ir cortando alguns caminhos.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Foto 3 X 4


     Esse post vai ser mais uma utilidade pública do que uma dica de passeio, mas eu não posso deixar de escrever, pois é uma dica importante para a galera da cidade de São José dos Campos.

     Há alguns anos (talvez 4 ou 5) eu estava no centro, na Rua Rubião Jr. e precisei fazer uma cópia de uma nota fiscal. Perguntei onde se fazia cópias por ali, e muitos me falaram que não sabiam, mas que dentro do Mercado Municipal tinha um lugar que fazia cópias. Meio a contra gosto caminhei até o mercado, mas não sem ir questionando no caminho se alguém sabia onde se fazia cópias. Todos me informavam que não sabiam ou falavam do Mercado Municipal.

     Chegando lá procurei onde seria o tal lugar onde fazia cópias. Achei! Bem no meio do Mercado, na passarela José Martins Nogueira um espaço. Um lugar lotados de quinquilharias, e muitas máquinas fotográficas de todas as gerações. Fiz a minha cópia, por um valor abaixo do que eu estava acostumada a fazer. 

Sr. Imoto fazendo uma cópia com todo o carinho.
     Lembrei então que eu também precisava fazer umas fotos 3 X 4. já perguntei o valor e quando ele me disse achei muito barato e resolvi fazer imediatamente. Vale a pena ir até o centro, enfrentar o trânsito de lá, até mesmo comer um pastel e esperar um pouco com paciência para ter as melhores fotos 3 X 4 da região. O Sr. Imoto, também conhecido como Zezinho, nascido em Garça, no interior de São Paulo, está em São José dos Campos há muitos anos. Ele abriu aqui em nossa cidade o Foto Ásia, onde permaneceu de 1958-1980. Depois vendeu o estabelecimento, trabalhou com floricultura e montou uma pastelaria. Afinal, japonês tem essas habilidades. Logo no início dos anos 80 quando ele montou a pastelaria no Mercado Municipal, ele resolveu pegar um pequeno espaço da pastelaria e continuar trabalhando com fotos. Hoje Sr. Imoto tem dois filhos que moram no Japão faz muitos anos, e uma outra filha que toca a pastelaria ao lado de seu estabelecimento.

     Nos últimos anos não tirei mais fotos nessas máquinas instantâneas, parece que elas ressaltam ainda mais as pequenas imperfeições que temos. E economizei um bocado. Semana passada fui lá no centro fazer mais umas fotos. Então comparem por si só: R$8,00 por 8 fotos 3 X 4. Onde você consegue este valor? E não é só isso. Depois de alguns minutos movendo as quinquilharias de um lado para o outro, arrumando o espaço para que eu pudesse entrar, baixando o fundo branco (era a cor que eu precisava para a minha foto) e improvisando uma barreira para não dar reflexo na foto - tudo com paciência oriental - o Sr. Imoto me deixou entrar, ensaiou um pouco e tirou a foto em sua antiga máquina digital. segundo ele, modelo muito simples, mas que faz muito bem a função. Ai vem o truque. Após colocar tudo de volta em seu devido lugar o Sr. Imoto sentou em seu computador e fez a mágica aparecer. É gente, ele retocou a foto, como antigamente se fazia, o tal photoshop mesmo. Mas a foto ficou incrível. Demorou alguns minutos, dava até para comer um pastel ao lado mas acreditem. vale muito a pena.

Retoque para ficar perfeito!
     O Sr. Imoto já é famoso em nossa cidade, este post é mais uma homenagem ao homem que com sua arte transforma as nossas fotos de documentos. Olha ai uma reportagem dele no Jornal O Vale.


     Então se você, assim como muitas pessoas que eu conheço, morre de raiva da sua foto do RG ou carteira de Habilitação... lembre do Sr. Imoto na próxima vez que precisar fazer um registro do seu rosto. Vale muito a pena ir lá e se encantar com todas as raridades que o Sr. Imoto coleciona. Vale lembrar que tudo que ele tem exposto é fruto de doações, ele não vende nem compra. Ah, e apesar de entender muito de maquinas fotográficas (ele é uma verdadeira enciclopédia no assunto) ele não conserta máquinas. Mas aproveite para conversar com ele por muito tempo sobre o assunto. Aproveite também e veja tudo que ele vende: papel de carta e canetinhas do Japão, cartões postais da nossa cidade e acreditem, filme para as máquinas fotográficas antigas (só não sei onde você vai levar para revelar - risos!)



Primeira máquina profissional do Sr. Imoto