segunda-feira, 2 de março de 2015

Foto 3 X 4


     Esse post vai ser mais uma utilidade pública do que uma dica de passeio, mas eu não posso deixar de escrever, pois é uma dica importante para a galera da cidade de São José dos Campos.

     Há alguns anos (talvez 4 ou 5) eu estava no centro, na Rua Rubião Jr. e precisei fazer uma cópia de uma nota fiscal. Perguntei onde se fazia cópias por ali, e muitos me falaram que não sabiam, mas que dentro do Mercado Municipal tinha um lugar que fazia cópias. Meio a contra gosto caminhei até o mercado, mas não sem ir questionando no caminho se alguém sabia onde se fazia cópias. Todos me informavam que não sabiam ou falavam do Mercado Municipal.

     Chegando lá procurei onde seria o tal lugar onde fazia cópias. Achei! Bem no meio do Mercado, na passarela José Martins Nogueira um espaço. Um lugar lotados de quinquilharias, e muitas máquinas fotográficas de todas as gerações. Fiz a minha cópia, por um valor abaixo do que eu estava acostumada a fazer. 

Sr. Imoto fazendo uma cópia com todo o carinho.
     Lembrei então que eu também precisava fazer umas fotos 3 X 4. já perguntei o valor e quando ele me disse achei muito barato e resolvi fazer imediatamente. Vale a pena ir até o centro, enfrentar o trânsito de lá, até mesmo comer um pastel e esperar um pouco com paciência para ter as melhores fotos 3 X 4 da região. O Sr. Imoto, também conhecido como Zezinho, nascido em Garça, no interior de São Paulo, está em São José dos Campos há muitos anos. Ele abriu aqui em nossa cidade o Foto Ásia, onde permaneceu de 1958-1980. Depois vendeu o estabelecimento, trabalhou com floricultura e montou uma pastelaria. Afinal, japonês tem essas habilidades. Logo no início dos anos 80 quando ele montou a pastelaria no Mercado Municipal, ele resolveu pegar um pequeno espaço da pastelaria e continuar trabalhando com fotos. Hoje Sr. Imoto tem dois filhos que moram no Japão faz muitos anos, e uma outra filha que toca a pastelaria ao lado de seu estabelecimento.

     Nos últimos anos não tirei mais fotos nessas máquinas instantâneas, parece que elas ressaltam ainda mais as pequenas imperfeições que temos. E economizei um bocado. Semana passada fui lá no centro fazer mais umas fotos. Então comparem por si só: R$8,00 por 8 fotos 3 X 4. Onde você consegue este valor? E não é só isso. Depois de alguns minutos movendo as quinquilharias de um lado para o outro, arrumando o espaço para que eu pudesse entrar, baixando o fundo branco (era a cor que eu precisava para a minha foto) e improvisando uma barreira para não dar reflexo na foto - tudo com paciência oriental - o Sr. Imoto me deixou entrar, ensaiou um pouco e tirou a foto em sua antiga máquina digital. segundo ele, modelo muito simples, mas que faz muito bem a função. Ai vem o truque. Após colocar tudo de volta em seu devido lugar o Sr. Imoto sentou em seu computador e fez a mágica aparecer. É gente, ele retocou a foto, como antigamente se fazia, o tal photoshop mesmo. Mas a foto ficou incrível. Demorou alguns minutos, dava até para comer um pastel ao lado mas acreditem. vale muito a pena.

Retoque para ficar perfeito!
     O Sr. Imoto já é famoso em nossa cidade, este post é mais uma homenagem ao homem que com sua arte transforma as nossas fotos de documentos. Olha ai uma reportagem dele no Jornal O Vale.


     Então se você, assim como muitas pessoas que eu conheço, morre de raiva da sua foto do RG ou carteira de Habilitação... lembre do Sr. Imoto na próxima vez que precisar fazer um registro do seu rosto. Vale muito a pena ir lá e se encantar com todas as raridades que o Sr. Imoto coleciona. Vale lembrar que tudo que ele tem exposto é fruto de doações, ele não vende nem compra. Ah, e apesar de entender muito de maquinas fotográficas (ele é uma verdadeira enciclopédia no assunto) ele não conserta máquinas. Mas aproveite para conversar com ele por muito tempo sobre o assunto. Aproveite também e veja tudo que ele vende: papel de carta e canetinhas do Japão, cartões postais da nossa cidade e acreditem, filme para as máquinas fotográficas antigas (só não sei onde você vai levar para revelar - risos!)



Primeira máquina profissional do Sr. Imoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente.